EDUARDO FELDBERG

          Um cara cristão...

Mulher Virtuosa

Por Eduardo Feldberg - Maio/2009

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de finas joias." Provérbios 31.10

 

 

 

Na palavra, encontramos versículos sobre a mulher mexeriqueira, a mulher iracunda, a mulher má, a mulher que arrasta homens aos maus caminhos, tagarela, mas também textos sobre mulheres de bem, de caráter. Dentre os bons exemplos, encontramos no último capítulo do livro de Provérbios, vinte e dois versículos que discorrem sobre a "Mulher Virtuosa". Como o próprio autor escreve, trata-se de um tipo de mulher difícil de encontrar, mas se as pretendentes a esse raro status seguirem as dicas dadas, poderão alcançar a virtuosidade. Estes versículos apresentam diversas instruções que, juntas, mostram o padrão ideal de uma mulher. Algumas dicas são válidas para todas, outras, para as que já são mães, mas de modo geral, devem ser praticadas, conforme o perfil e as possibilidades da pessoa. Neste artigo, analisarei essas características que devem ser vividas e ambicionadas pelas mulheres.

 

Uma mulher virtuosa é uma mulher de bem, de caráter, uma mulher cheia de virtudes, excelente. Gosto muito desta última definição! No dicionário, "virtuosa" é sinônimo de "excelente", e excelente significa "superior às outras", "que é melhor, dentro de seu próprio gênero". Uma mulher virtuosa é vista pelos que a rodeiam como melhor que as demais, por isso a dificuldade em encontrá-las. Ela não se considera superior às demais, mas é vista assim, pois é uma mulher de valor.

 

Analisaremos juntos estes vinte e dois versículos, e farei um breve comentário sobre o conteúdo, de forma breve e contextualizada. Algumas características são claras e explícitas, mas outras necessitarão e um pouco de imaginação, levando-nos um pouco além do texto, não abandonando, porém, a provável ideia do autor.

 

 

 

* Versículo 10 - "Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor excede ao de finas joias".

 

No primeiro versículo da seção, o autor já afirma de forma implícita que uma mulher virtuosa é algo difícil de achar, e bem-aventurado aquele que a encontrar! A mulher virtuosa, por ser uma "espécie rara", é muito valiosa. Seu valor excede ao de joias, ouro, rubis e demais bens materiais que um homem pode almejar. Ter uma mulher assim ao lado é uma bênção!

 

 

* Versículo 11 - "O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho”.

 

Aqui, o autor nos afirma que o marido de uma mulher virtuosa confia nela. Por quê? Porque ele é tolo? Porque ele é inocente? Não! Porque sua mulher é digna de confiança. Vamos ver nos próximos versículos que uma mulher virtuosa escolhe bem um marido, e ele vem de Deus, portanto, o marido é um homem sábio e prudente, o que afasta qualquer possibilidade de essa confiança ser infundada. Uma mulher virtuosa tem um marido que confia nela, pois ela se faz digna de confiança. Não é uma mulher que se deixa levar pelas cantadas, que se instabiliza sentimentalmente ou que dá margem para situações comprometedoras. Pelo contrário, é uma mulher sábia, que se afasta do mal, da aparência de mal e se apega única e exclusivamente ao seu marido. Um homem que assim confia na esposa poderá trabalhar sossegado, sabendo que sua mulher é uma mulher de Deus, e através do fruto do seu esforço, o casal não passará necessidades.

 

 

* Versículo 12 - "Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida".

 

A mulher virtuosa é agradável ao marido, e ao contrário da mulher mexeriqueira, iracunda, é a típica mulher sábia, que edifica o lar. Essa edificação se dá, também, por meio de um bom relacionamento com o homem da casa. Ela não é uma mulher insubmissa, rebelde, briguenta, mas doce, firme, prudente, que vê o marido como autoridade instituída por Deus em sua vida, e o honra e respeita. Uma mulher que faz bem ao marido. Quando? Só quando eles estão bem? Não! Todos os dias da sua vida. Não apenas por 30 anos, nem "dia sim, dia não", mas todos os dias da sua vida! Isso não abre brechas para o machismo, afinal, o marido deve se portar igualmente, amando e respeitando sua esposa. Uma mulher virtuosa agrada seu marido, e só quer lhe fazer o bem, amando-o e honrando-o sempre!

 

 

* Versículo 13 - "Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos".

 

A mulher virtuosa se esforça, corre atrás do que for preciso para suprir suas necessidades. É uma mulher trabalhadora, que procura serviço e o faz, dando sempre o melhor de si em suas tarefas. Não é preguiçosa, do tipo que vive acomodada, só à custa do marido, mas alguém que faz sua parte, na tentativa de suprir o lar.

 

 

* Versículo 14 - "É como o navio mercante: de longe traz o seu pão".

 

A ideia de que traz de longe o suprimento mostra a disposição da mulher em fazer o que pode e deve ser feito, sem ficar na dependência dos outros.

 

 

* Versículo 15 - "É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas".

 

Uma mulher bem disposta, que se sacrifica para garantir o bem estar de seus dependentes, e atribui funções aos que a servem. Uma disposição saliente, que revela a saudável preocupação com as tarefas do lar, do serviço doméstico e das rotinas em geral.

 

 

* Versículo 16 - "Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho".

 

Uma mulher que tem sonhos, desejos, e que se esforça para alcançá-los, não apenas com o suor alheio, mas com o fruto do próprio labor. Uma mulher que tem sonhos inteligentes. Neste caso, vemos que a mulher trabalhou, ajuntou, comprou uma propriedade e plantou uma vinha neste local, para desfrutar posteriormente de seus frutos, ou ainda para vendê-los, e alcançar conquistas ainda maiores. Semeia hoje boas obras, para colhê-las no porvir. Uma mulher inteligente, planejadora.

 

 

* Versículo 17 - "Cinge os lombos de força e fortalece os braços”.

 

Como nos versículos anteriores, a mulher é uma pessoa forte, cheia de vigor, de garra, que arregaça as mangas e vai à luta. Não é melindrosa, cheia de manhas, frescuras exageradas, mas uma mulher batalhadora, inabalável, que busca suas forças no Senhor.

 

 

* Versículo 18 - "Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite".

 

Nestas empreitadas, ela percebe o trabalho que faz, e não permite que a desvalorizem. Sabe que é uma mulher de caráter, forte, e que seu trabalho e esforço valem à pena, pois garantem muitos benefícios a si e aos outros. É tão trabalhadora que ainda à noite, se vê buscando o bem da casa, a organização, o bem estar, e ainda encontra tempo para curtir a família, buscar a Deus, orar pelos filhos, etc.

 

 

* Versículo 19 - "Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca".

 

Mais uma vez, uma mulher trabalhadora. Repare que das muitas características de uma mulher virtuosa, as mais citadas se referem ao fato de a mulher ser esforçada e batalhadora. Mulheres preguiçosas que esperam tudo cair do céu estão longe de “alcançar a medalha”!

 

 

* Versículo 20 - "Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado".

 

Agora, o autor nos diz a respeito da bondade, solicitude, compaixão da mulher, com relação aos desfavorecidos. Uma mulher virtuosa expressa o amor por meio de atitudes e gestos de ajuda às pessoas. Divide o que tem com os que não têm e estende as mãos aos necessitados, aos que precisam de ajuda psicológica, financeira, sentimental. É uma mulher ajudadora, que, com sua experiência, procura abençoar os que sofrem.

 

 

* Versículo 21 - "No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate".

 

Este versículo pode ser levado ao pé da letra, mas podemos ir um pouco além. Diz que em sua casa não há necessidades de preocupação quando vem o frio, pois, graças ao seu esforço em costurar, todos estão muito bem vestidos. Podemos entender que no lar de uma mulher virtuosa, não há necessidade de preocupação com as lutas, os "invernos" da vida, os momentos de provação, pois, graças aos seus esforços em ser uma boa pessoa, que ensina seus filhos e marido a serem perseverantes, o inverno logo passará, e eles estarão em pé, incólumes, com a paz de Deus no lar. Não teme os reveses da vida, pois está firmada na Rocha e tem sua confiança no Senhor, visualizando a "primavera" que se aproxima.

 

 

* Versículo 22 -"Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura".

 

É uma mulher que se veste bem, decentemente, com pudor. Não se identifica com roupas relaxadas, mas faz questão de se vestir com o que tem de melhor, honradamente, e não com trajes sensuais e libidinosos, que provocam os homens e os induzem ao pecado sexual. É prudente no vestir!

 

 

* Versículo 23 - "Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra".

 

Aqui, vemos as características do marido, que foi inteligentemente escolhido pela mulher. A mulher espera um homem do Senhor. Homem bem estimado, íntegro, cidadão respeitoso, trabalhador, com boa imagem. Um homem sociável, que sabe se relacionar, e não se assenta na roda dos escarnecedores, mas se comunica com pessoas de bem, moderadas.

 

 

* Versículo 24 - "Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores".

 

Uma mulher que trabalha e sabe como vender o próprio produto. Sabe como ganhar um cliente, para melhorar ainda mais seus negócios. De modo geral, uma pessoa que trabalha e é estrategista, sempre se dando bem, de forma honesta.

 

 

* Versículo 25 - "A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações".

 

Uma mulher que se reveste de dignidade, respeito. Uma mulher casta, íntegra, admirável, que não tem de que ser acusada. É uma mulher que não se preocupa com o dia de amanhã, pois confia no Senhor e reserva seu suprimento para que não haja falta no dia seguinte. Vive a vida, aproveita o presente, mas não deixa o futuro ao léu, e justamente por este cuidado, não precisa se preocupar com as necessidades do porvir.

 

 

* Versículo 26 - "Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua".

 

Eis uma das características mais sublimes da mulher virtuosa: A essencial sabedoria. A virtuosa é uma mulher sábia, que transborda sabedoria em seu falar. Aconselha, orienta, ensina, repreende, corrige, sempre com palavras sábias, edificantes e não destrutivas. Mulher que tem a sabedoria do alto, que vem de Deus. Fala com bondade, delicadeza e mansidão.

 

 

* Versículo 27 - "Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça"

 

Sempre atende às necessidades do lar, organizando tudo e correndo atrás do necessário para o bom andamento da casa.

 

 

* Versículo 28 - "Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo...”.

 

A virtuosa é um referencial para todos, inclusive para seus filhos, que aprenderam praticamente tudo o que sabem com ela. Ela acaba se tornando um ideal para a filha, e um referencial de mulher para o filho, que em breve se casarão. Os filhos se orgulham dela, e a elogiam, vendo-a como uma mulher feliz. O marido também a elogia, dizendo...

 

 

* Versículo 29 - "Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas".

 

 ... Que no mundo há muitas mulheres, inclusive algumas virtuosas, mas o relacionamento com sua esposa o faz perceber que no mundo, dentre todas as mulheres virtuosas, sua esposa é a melhor. A que se sobressai. Não há mulher como ela! Tantas qualidades. Tantas virtudes. É a mulher que ele pediu a Deus. A mulher ideal, uma verdadeira coroa para si!

 

 

* Versículo 30 - "Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada".

 

No penúltimo versículo, o autor diz sobre a superficialidade de algumas características, que infelizmente são, muitas vezes, as mais levadas em conta ao observar uma mulher. Ele nos diz que a beleza é muito enganosa. Não se pode negar que a beleza é um fator muito importante. Como já foi dito acima, a mulher deve sim se vestir e se apresentar bem, mas isto não deve ser o elementar na definição de uma mulher virtuosa, pois tudo isso pode passar, a beleza exterior se esvair, mas as virtudes e a beleza interior permanecerão! A característica primordial de uma mulher decente é o temor ao Senhor. Uma mulher que honra ao Senhor, que se submete, e é definitivamente uma “mulher de Deus”! Esta é uma qualidade vital, e que perdurará por toda a vida. Uma mulher assim será admirada e elogiada.

 

 

* Versículo 31 - "Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras".

 

Se você encontrar uma mulher assim, dê a ela a honra merecida. Elogie-a, pois de fato, você encontrou uma joia rara!

 

 

 

Estas são as características da mulher virtuosa. Tentei detalhar a minha interpretação de cada detalhe. Antes de finalizar, quero lembrar algo muito importante. Precisamos entender que todas estas características são virtudes da mulher, e não imposições sociais ou familiares. Ela faz isso porque gosta, porque sente prazer em ser assim. São gestos automáticos, e não colocações ou obrigações impostas por outras pessoas. Não... Não se trata de um jugo, mas de uma disposição própria dela, que sabe que deve edificar o lar com o suor, o esforço, entendimento este que é fruto da sabedoria. Podem dizer:

 

 

- Ah... Mas esse Rei Lemuel foi muito exigente! Não quer mais nada, né?! Que cara machista e folgado!

 

 

Porém, vemos no primeiro versículo deste capítulo que foi a mãe do rei que o ensinou essas coisas, portanto, são constatações de uma mulher, confidenciadas para seu filho, provavelmente para que achasse uma mulher como a mãe, que, por ensinar tais palavras, demonstrou também ser uma mulher virtuosa.

 

Como disse no início, cada mulher deve se esforçar para cumprir, na medida do possível, estas características. Algumas mulheres ainda não possuem filhos; outras ainda não possuem maridos; outras não têm idade para trabalhar, mas as mulheres podem sempre tirar alguma lição para alguma área de sua vida, interpretando de outra forma estes casos em que ainda não se enquadram.

 

 

Num resumo de todos estes vinte e dois versículos, podemos extrair que uma mulher virtuosa é:

 

- Rara

- Forte

- Sábia

- Digna

- Solícita

- Valiosa

- Íntegra

- Prudente

- Bondosa

- Disposta

- Confiável

- Ajudadora

- Esforçada

- Inteligente

- Sonhadora

- Organizada

- Respeitosa

- Estrategista

- Compassiva

- Realizadora

- Batalhadora

- Trabalhadora

- Temente a Deus

- Espera no Senhor

- Decente no vestir

- Confiante em Deus

- Agradável ao marido

- Consciente do seu valor

- Escolhe um homem de Deus

- Exemplar, dentro e fora de casa

- Elogiada pelo marido e pelos demais

 

 

 

Muita coisa? Fique tranquila! É Deus quem opera tanto o querer quanto o efetuar em nossas vidas, e nos aperfeiçoa até que atinjamos a estatura de varões (e varoas!) perfeitos. Siga esses passos, confie no Senhor e, assim, será louvada e considerada uma "Mulher Virtuosa”.

 

 

 

Eduardo Feldberg

www.eduardofeldberg.com.br

"Que se apaixonem por Jesus ao estarem com você!"